Ciclo de guitarristas começa hoje em Lisboa com José Manuel Neto e o convidado Camané

Flak, Pedro Jóia, João Lima e Alexandre Soares são os outros nomes do evento Sexta, Meia-Noite e Uma guitarra, que se realiza no São Jorge.

O ciclo Sexta, Meia-Noite e Uma Guitarra começa hoje na sala 2 do Cinema São Jorge, em Lisboa, com a actuação de José Manuel Neto e o convidado Camané, e prolonga-se por todas as sextas-feiras até 5 de Março. Os bilhetes custam 10 euros.

Organizados por Luís Varatojo (Peste & Sida, Naifa), os espectáculos vão contar com as presenças de guitarristas como Flak (Rádio Macau, Micro Audio Waves), Pedro Jóia, João Lima (OqueStrada) ou Alexandre Soares (GNR, Três Tristes Tigres), que, com a ajuda de convidados, vão celebrar o instrumento musical.

José Manuel Neto, autodidacta da guitarra portuguesa convida Camané para partilhar o palco.
Colaborador de nomes como Mísia, Ana Moura ou Carlos do Carmo, Neto mostra pela primeira vez composições pessoais, que misturam fado, música tradicional e improvisações jazz.

Na próxima semana, dia 12, é a vez de João Lima (OqueStrada) se juntar ao cineasta Egar Pêra, que lhe empresta cenas do filme Estórias de uma Lisboa Fora de Si. Dia 19, Alexandre Soares (GNR e Três Tristes Tigres) mistura a pop da sua guitarra com a voz de Ana Deus, antiga colega nos Três Tristes Tigres. Os dois músicos vão apresentar um trabalho desenvolvido no projecto Nadadores de Inverno.

Pedro Jóia sobe ao palco a 26 de Fevereiro para apresentar um espectáculo intitulado Mourarias na companhia do fadista Ricardo Ribeiro. "Vamos abordar um repertório que tem a ver com os nossos universos musicais. O meu que passa pela guitarra do flamenco e a guitarra portuguesa, e o do Ricardo, que é um homem do fado".

Flak recupera a 5 de Março a música que compôs para o filme Lisboa Crónica Anedótica de Leitão de Barros. "É um filme excelente que está na vanguarda do seu tempo. É mais uma oportunidade para o poder divulgar". O músico diz ainda que resolveu "modificar os arranjos", já que nas apresentações anteriores do projecto a música era apresentada por um quarteto que deixava de fora a guitarra.

0 comentários:

Enviar um comentário