Tom Jobim

Há 15 anos morria o Maestro Tom Jobim

Tom Jobim morreu a 08 dezembro de 1994, em NY

Há 15 anos o Brasil perdia um dos seus artistas mais ilustres: Tom Jobim. Um dos pais da Bossa Nova, Jobim morreu no dia 08 dezembro de 1994 no hospital Mount Sinai Medical Center em Nova York.

António Carlos Brasileiro de Almeida Jobim nasceu no Rio de Janeiro a 25 janeiro de 1927. Ainda na infância, teve aulas com o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter, introdutor da técnica da dodecafonia no Brasil. Estudou para ser arquitecto, mas no início dos 50 conseguiu o primeiro emprego como arranjador da gravadora Continental.

Em 1954 compôs o primeiro sucesso, "Teresa da Praia", em parceria com Billy Blanco e gravada por Lúcio Alves e Dick Farney. Em 1956, realizou um dos marcos da sua carreira: a trilha da peça "Orfeu da Conceição", em parceria com Vinicius de Morais, que viria a ser o seu parceiro mais notável.

Bossa Nova
Tom Jobim foi um dos fundadores do movimento, ao lado de João Gilberto. O disco "Canção de Amor Demais", de 1958, composta por Tom e Vinicius e interpretada por Elizete Cardoso é tido por muitos críticos, ao lado de "Chega de Saudade", de João Gilberto, lançado no mesmo ano, como o marco inicial da Bossa Nova.

Tom Jobim foi um dos destaques do Festival da Bossa Nova no Carnegie Hall, em Nova York, em 1962. No ano seguinte, ele e Vinicius compuseram uma das canções brasileiras mais conhecidas e executadas em todo o mundo: "Garota de Ipanema".

Frank Sinatra
O maestro passou então a morar nos Estados Unidos, onde ficou até 1967. Voltou ao Brasil e gravou com um dos maiores cantores de todos os tempos, Frank Sinatra.

O álbum "Francis Albert Sinatra e António Carlos Jobim" trazia versões em inglês de músicas de Jobim, como "The Girl From Ipanema", "how Insensitive", "Dindi" e "Quiet Night of Quiet Stars".

Daí para a frente, o maestro escreveu uma série de sucessos e lançou mais de duas dezenas de discos, com destaque para "Elis & Tom", de 1974, onde acompanha Elis Regina no auge da carreira da cantora.

Entre as composições mais famosas de Tom Jobim estão, "Wave", "Águas de Março", "Corcovado", "Samba do Avião", "Só Tinha de Ser Voçê", entre tantas outras como a que pode escutar já seguir aqui:

"Samba de uma nota só" - esta versão é de um show, reunindo Vinicius de Morais, Miúcha e Toquinho.

0 comentários:

Enviar um comentário